Imprimindo Esplendor, uma edição completa, anos após essa gravura em ponta-seca e maneira-negra ter sido finalizada com uma única prova.

2022 | Jardim Presidente - Goiânia

Algumas etapas da produção de uma gravura que precedem o momento de efetivamente trabalhar na imagem (como a preparação da placa), e outras que o procedem (como a limpeza da matriz entintada antes da impressão) influenciam diretamente no resultado, de acordo com a maneira que são realizadas.

2015-2020 | Alto da Lapa - São Paulo

Gravação por observação direta de larvas carniceiras e de um crânio de bezerro, em ponta-seca e maneira-negra, fez parte do processo de criação de "Razão de Sambar".

2019 | Alto da Lapa - São Paulo

Gênese veio da matriz de Vazio, retrabalhada. São duas maneiras-negras, mas "Vazio" foi construída unicamente com o granidor criando as áreas em preto, sendo o branco da estampa onde, na matriz, o metal ficou intocado pela ferramenta. Depois da impressão de uma tiragem de "Vazio", a gravura "Gênese" foi feita usando raspadores e brunidores sobre as áreas de preto, abrindo os cinzas e brancos (procedimento mais usual na maneira-negra).

2019 | Alto da Lapa - São Paulo

Acontece de uma gravura ser abandonada ou totalmente modificada, mesmo que ainda no começo do trabalho. Uma obsessão momentânea em coletar insetos mortos para gravar, apesar das diversas imagens iniciadas, rendeu apenas a maneira-negra "Noturna" devidamente finalizada.

2017-2018 | Alto da Lapa - São Paulo

Impressão em tricromia, processo de combinação das cores primárias a partir de três matrizes, foi feita com um simples registro em "L" para a maneira-negra "Ruína".

2016 | Alto da Lapa - São Paulo