Outubro-novembro de 2019 | Universidade | Publicação | Exposição
Mostra Internacional de Maneira Negra
Em 2019 realizamos a Mostra Internacional de Maneira Negra no Instituto de Artes da Unicamp. Contamos com a participação de 37 artistas de 22 países, com as 84 gravuras selecionadas expostas na Galeria do Instituto de Artes e no Laboratório de Gravura, onde também foram recebidos os artistas convidados Nori Figueiredo e Rubens Matuck para palestras e demostrações abertas ao público geral.
Desenvolvi a ideia do evento junto com o Danilo Perillo, a Luise Weiss e o Sergio Niculitcheff, envolvendo na organização e produção professores, alunos (da graduação e pós) e funcionários da Galeria, do Laboratório, do Gabinete de Estampas e do Instituto de Artes.
A exposição foi de 23 de outubro a 19 de novembro de 2019, na Galeria de Arte do IA e no Laboratório de Gravura da Unicamp. A demonstração de impressão e palestra "Mezzotinta e a invenção da quadricromia", com Nori Figueiredo: dia 05 de novembro, no LabGravura. A apresentação de gravuras, álbuns e matrizes e palestra "Processos de combinação de cores na gravura de maneira-negra", com Rubens Matuck: dia 14 de novembro, no LabGravura.
As obras foram incorporadas ao acervo do Gabinete de Estampas: Departamento de Desenhos e Gravuras da Unicamp. Participaram artistas da Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Eslováquia, EUA, França, Geórgia, Índia, Inglaterra, Japão, México, Montenegro, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Tailândia e Taiwan.
Em junho de 2022 foi publicado o catálogo da Mostra, em edição digital, com textos de apresentação dos organizadores. No Gabinete, a Coleção Maneira Negra tornou as gravuras da exposição acessíveis para consulta, apreciação e pesquisa, mantendo a Mostra Internacional de Maneira Negra disponível para um olhar mais aprofundado na Universidade Estadual de Campinas e para novas exposições, juntamente com as outras coleções do departamento, que podem ocorrer também fora da Unicamp. De setembro de 2022 à janeiro de 2023 ocorre na Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho a exposição "Grassmann e as coleções do Gabinete de Estampas da Unicamp", que conta com o texto "A Coleção Maneira Negra", em que relato esse caminho das obras da Mostra para o Gabinete.